A metodologia de ensino do Colégio CEC/Pitágoras tem como objetivo levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.
As atividades são programadas a inserir o conteúdo a ser trabalhado com a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos intelectuais e socioculturais.
A definição dos objetivos em termos de capacidades – e não de comportamentos, visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas. Portanto, o respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta.
É tarefa de máxima importância do Colégio CEC a difusão de conteúdos. Não apenas conteúdos abstratos, mas vivos e concretos, portanto, indissociáveis da realidade social.
Um ensino que segue a linha “diálogo – ação – compreensão – participação” baseada em relações diretas da experiência do aluno, cujo principal objetivo, que é a aquisição do saber, e de um saber vinculado à formação de um cidadania e valores éticos.